Skip to main content
CarrinhoFechar

Nome científico
Arctium minus

Caráter energético
Puro

Chakra
Plexo solar

Nível de energia
39

Polaridade
Yin

Ações do corpo físico
Alterativa, diurética, amarga

Parte usada
Raiz, rizoma

Temperatura
Erva morna

Orixás correspondentes
Oxalá e Nanã

Verbos potencializadores
Regenerar, acalmar, amadurecer

Colheita

Colha as raízes e o rizoma em setembro ou outubro.

Função fitoenergética

Elimina a melancolia, reduz a gastrite nervosa, aumenta a e a esperança, ajuda a ter calma e deixar a vida fluir. Controla o excesso de sentimentalismo, elimina estado depressivo, auxilia na busca interior das saídas para os problemas e raciocinar antes de decidir, acalmando a impulsividade e o desequilíbrio emocional.

Função fitoterápica

A bardana é um remédio de grande eficácia para o tratamento de afecção cutânea que resultam em pele secapele escamosa. É muito eficaz também para tratar psoríase, desde que usada durante muito tempo. DO mesmo todo, todos os tipos de  eczema (em particular os tipos secos) podem ser tratados de maneira eficaz com bardana, se usada por um bom período de tempo. É benéfica como parte de um tratamento mais geral de dor reumática, sobretudo se associadas a psoríase. Parte da ação dessa erva se dá por meio da estimulação amarga dos sucos digestivos e, de modo específico, da secreção da bile. Assim, ela favorece a digestão e o apetite. É usada em casos de anorexia nervosa e condições semelhantes, também para auxiliar a função renal e curar a cistite. Em geral a bardana induz o corpo a um estado de integração e saúde, removendo indicadores de desequilíbrio sistêmico, como problemas de pele e caspa. Externamente, pode ser usada para acelerar a cura de ferida e úlcera. Eczema e psoríase também podem ser tratados externamente desse modo, mas é preciso lembrar que essas doenças cutâneas só podem ser curadas de dentro pra fora e com a ajuda de remédios internos.

Restrições

Contraindicada para crianças, para pessoas com diarreia crônica e em abscessos já drenados. O uso externo pode provocar irritação cutânea e ocular com uso local.