Skip to main content
CarrinhoFechar

A popularidade dos cristais cresceu consideravelmente na última década, com milhões de pessoas ao redor do mundo adotando suas propriedades energéticas. Para manter os cristais vibrando em sua energia mais pura e elevada, é necessário purificá-los. Existem diversas maneiras de fazer isso, e hoje vamos abordar como purificar cristais com o uso de incenso.

Por que é necessário purificar os cristais?

Alguns cristais absorvem energia negativa, enquanto outros emitem vibrações positivas. Independentemente de agirem como esponjas energéticas ou difusores, é preciso purificá-los regularmente para evitar o acúmulo de energia que pode impedir que eles proporcionem seus benefícios energéticos mais puros.

Como funciona a purificação de cristais com incenso?

Muitas pessoas utilizam o incenso para purificar seus cristais porque a fumaça altera a estrutura energética de pessoas, lugares ou objetos. Como os cristais são formados abaixo da Terra, eles absorvem muita energia do mundo ao redor. Isso os torna extremamente sensíveis a diversos tipos de energia, positiva e negativa. Quando acendemos o incenso, a fumaça penetra nas energias de vibração mais baixa, que frequentemente nos deixam ansiosos, negativos ou deprimidos. O resultado é que um espaço mais energético fica disponível para algo mais benéfico para nossa psique. É por isso que usamos diversas ervas, madeiras e resinas, dependendo do que precisamos energeticamente.

Embora haja muito debate sobre se a fumaça do incenso afeta diretamente a estrutura energética do cristal, muitos acreditam que a purificação por fumaça é a melhor para limpar a energia no espaço do cristal. Muitas pedras podem ser afetadas quimicamente pela luz solar ou água, portanto, o uso de incenso garante que você não cause descoloração.

A purificação da energia no ambiente onde você mantém seu cristal é tão importante quanto purificar as pedras. Os cristais são sensíveis aos ambientes onde são colocados, então é importante que a pessoa que os segura também se sinta bem, a menos que você esteja usando uma pedra protetora (que desvia ou absorve energia negativa).

Provavelmente é você quem cria o espaço energético para seus cristais, e você também deseja se sentir curado. Suas pedras responderão à sua energia, então se você usar o incenso para curar sua energia, isso também beneficiará a composição energética do seu cristal. É um efeito cascata que resulta em você se sentindo melhor.

No caso das pedras que você usa em momentos de estresse, é ainda mais importante purificá-las frequentemente com incenso. Continue lendo para aprender como purificar cristais com incenso.

Como Purificar Cristais com Incenso

Assim como em muitos outros tipos de trabalho espiritual e de auto-cura, a purificação de cristais se baseia na intenção por trás dela. Se você está usando o incenso para fins de purificação, você vai querer usá-lo para criar um espaço especial para realizar seu trabalho meditativo. Seu incenso deve preencher o espaço onde você deseja conectar-se ao seu cristal. Deixe o doce aroma te levar a um estado profundo de calma e concentração, limpando as vibrações mais baixas mental, emocional e fisicamente.

Quanto ao espaço físico, você pode queimar o incenso em seu altar ou em uma mesa onde você reservou um cantinho para seu trabalho espiritual. Você pode querer diminuir as luzes, ouvir uma música calma e reservar o tempo que precisar para fazer seu trabalho de cura. Cada pessoa gosta de meditar e trabalhar com cristais de maneira diferente, então se você é novo nisso, experimente algumas configurações diferentes e estabeleça o que lhe parece melhor.

Quando chegar a hora de começar sua sessão, acenda seu incenso escolhido (escolha o tipo e aroma que lhe parecerem certos) e coloque-o em um queimador de incenso à prova de fogo. Estabeleça uma intenção clara para a sua sessão ao fazer isso, abrindo as janelas para evitar inalação excessiva de fumaça. O incenso deve ser leve no ar a ponto de não distraí-lo de seu trabalho.

Sente-se em um almofada no chão ou em uma cadeira confortável para que você possa concentrar toda a sua energia em sua sessão de purificação.

Concentre-se em eliminar qualquer energia negativa, bloqueada ou desequilibrada de você mesmo, do ambiente e da pedra. Concentre-se na fumaça que altera a energia desequilibrada para que você possa transmutá-la de volta para a consciência universal, guiando-a de volta à sua fonte original.

Se você tiver um mantra que o ajuda a se concentrar em suas intenções para a sessão, repita-o silenciosamente como prática meditativa.

Assim que a fumaça começar a subir, você vai querer passar o seu cristal pela fumaça do incenso até sentir que é hora de afastá-lo da fumaça. Tente permitir que a fumaça toque todas as partes da sua pedra e não esqueça a importância da intenção e das palavras.

 

rock crystals, sage, minerals

 

Assim que você souber instintivamente que o cristal está purificado, encerre gentilmente sua sessão agradecendo. Pense ou diga algo que expresse gratidão pela positividade e calma que você está sentindo após esta sessão.

Provavelmente você passará o restante do dia se sentindo leve, tranquilo e contente.

As fragrâncias que você usa também podem vir em várias formas. A mais comum é o incenso em bastões com um fino pedaço de madeira ou bambu. Alguns bastões de incenso são feitos com madeira em pó mergulhada em óleos essenciais, e outros são feitos com materiais vegetais em pó. Bastões de incenso mais grossos tendem a produzir mais fumaça e queimar por mais tempo.

O incenso também vem em forma de cones, folhas soltas e incenso inteiro. Algumas pessoas usam ramos de plantas, folhas secas inteiras ou pedaços de madeira sólida (como o palo santo) em vez de incenso. Esses itens costumam ser acesos e agitados suavemente para apagar a chama. Esse tipo de incenso cria uma fumaça mais intensa, mas por um tempo mais curto e pode precisar ser aceso novamente.

Quais são as melhores fragrâncias para usar em meus cristais?

Embora a maioria dos incensos tenha um cheiro agradável, existem certas plantas, ervas, rezinas e raízes que também têm um efeito energético sobre um espaço. Idealmente, todos nós cultivaríamos nossas próprias ervas e plantas, mas como isso nem sempre é possível, você poderá comprar a maioria delas em sua loja local de ervas ou cristais, ou online.

O sálvia é uma das ervas mais usadas, pois acredita-se que ela remova a energia negativa de objetos.
Se você deseja fortalecer sua espiritualidade, opte por incensos que abram seu terceiro olho e chakras da coroa. Incensos como losna e jasmim são ótimos para isso.

O sândalo pode ser benéfico se você luta contra o estresse emocional ou físico. Se você costuma recorrer a cristais para lidar com a ansiedade, o sândalo é bom para a purificação. O incenso de sândalo libera um aroma profundo e amadeirado enquanto acalma a mente.

O palo santo, obtido de fontes éticas, é outra ótima opção. Nativo do Peru, Equador e Venezuela, essa madeira libera um aroma profundo e esfumaçado. Ela foi usada em cerimônias de cura por séculos, mas a árvore indígena da qual a madeira é obtida agora está em perigo, então você pode precisar fazer algumas pesquisas antes de comprar esse incenso.

A mirra tem sido usada para purificar e restaurar a força por séculos. Assim como o palo santo, a mirra também vem de árvores, mas ela está na forma de resina, em vez de pedaços de madeira. A fumaça do incenso de mirra acredita-se que remova emoções negativas, liberando um cheiro limpo e medicinal.

Essas são apenas algumas das fragrâncias de incenso mais comuns, e na Loja Congar você pode encontrar várias fragrâncias, caso não queria fazer o seu.

Algum tipo de incenso pode danificar meus cristais?

Qualquer aroma que prejudique a qualidade do ar em seu ambiente pode afetar negativamente seu cristal. Como aprendemos antes, os cristais são sensíveis ao ambiente e qualquer coisa com vibração mais baixa pode afetá-los negativamente. Evite queimar plástico e qualquer coisa que contenha produtos químicos e toxinas perto de seus cristais. Tente evitar incensos com fragrâncias quimicamente alteradas, pois essas podem ser tóxicas, especialmente se você tiver crianças pequenas ou animais de estimação. Certifique-se de comprar seu incenso de uma fonte confiável que mostre uma lista clara de ingredientes na embalagem.

Com que frequência devo purificar meus cristais?

Os cristais geralmente viajam longas distâncias, desde a fonte original até o vendedor e, em seguida, para o cliente. Cada etapa da jornada até a sua porta expõe o cristal a energias que podem não ser as que você deseja trazer para sua casa.

Quando você usa essas pedras para cura, elas absorvem ou redirecionam a ansiedade, o pessimismo ou a negatividade que você está tentando deixar para trás. Quanto mais você usa um cristal, mais energia ele vai acumular. Em geral, você deve procurar purificar todos os seus cristais pelo menos uma vez por mês. Se algum dos seus cristais parecer mais pesado ou emitir mais energia negativa do que o normal, purifique-o imediatamente. Não há necessidade de esperar um período específico entre cada sessão de purificação. É uma boa ideia criar o hábito de purificar – talvez você faça isso como parte de seus rituais de lua cheia ou nova, ou em uma noite da semana em que você tenha a casa só para você e possa se sentir em paz.

Agora que você sabe como purificar cristais com incenso, você saberá quais tipos de fragrâncias usar de acordo com suas necessidades. Crie um espaço seguro onde você possa fazer seu trabalho meditativo e experimente para ver qual mistura de incenso é a que mais lhe agrada.