Nome científico
Taraxacum officinale
Caráter energético
Nivelador
Chakra
Básico, sacro, plexo solar
Nível de energia
26
Polaridade
Yin
Ações do corpo físico
Diurética, colagoga, antirreumática, laxante, tônica
Parte usada
Raiz, folha
Colheita
É recomendável colher as raízes entre junho e agosto, quando são mais amargas. Divida-as no sentido do comprimento antes de secá-las. As folhas podem ser colhidas a qualquer tempo.
Função fitoenergética
Estimula a pessoa a agarrar as oportunidade da vida, contentar-se com as coisas que tem e com quem é, saber valorizar tudo e todos; eleva a autoestima; gera humildade e sentimento de gratidão; favorece o viver de forma simples, sem complicação e objetivamente.
Função fitoterápica
É um diurético potente, comparando-se sua ação à da droga furosemida. O efeito comum de uma droga estimulante da função renal é a perda de potássio vital do corpo, o que agrava possíveis problemas cardiovasculares presentes. Porém, com dente-de-leão temos uma das melhores fontes naturais de potássio. Ele é então um diurético perfeitamente equilibrado e seguro que se pode usar sempre que essa ação é necessária, incluindo casos de retenção de líquido devido a problemas cardíacos. Como colagogo, é eficaz para tratar inflamação e congestão do #fígado e vesícula biliar. É específico para icterícia congestiva. Como parte de um tratamento mais amplo de reumatismo muscular, pode dar ótimos resultados. Essa erva é um tônico geral de grande valor e talvez o diurético e tônico hepático de maior utilização.
Restrições
Contraindicado em náuseas, vômitos, diarreias crônicas, esofagites ou em obstrução de duto biliar. Pode causar reações alérgicas.