A Lavanda e seu poder antisséptico vem sendo usada desde tempos antigos, os romanos por exemplo, tomavam banho de imersão com a erva para ajudar na cicatrização de feridas.
O uso na perfumaria também vem desses tempos remotos e provavelmente é o óleo essencial mais utilizado na aromaterapia e fora dela nos preparos de cosméticos, perfumaria e odorizadores mundo afora.
Tão versátil e delicada, a lavanda navega na culinária, dermatologia, aromaterapia, trabalhos espirituais, cuidado emocional e perfumaria.
Vibrações energéticas da Lavanda
Orixás
Iemanjá e Oxum
Astro Regente
Mercúrio
Elemento
Ar
Deusas
Hécate, Medéia e Circe
Função energética
Equilibradora
Chakra
Coronário
Cristal
Ametista
Gênero
Neutro
Explicando o Óleo Essencial de Lavanda
A extração do OE de lavanda é feita através das flores. Muito conhecida por trazer um bem estar geral, acalmando e relaxando além de atuar no alívio das tensões musculares, ajudar no tratamento da ansiedade, melhorar o sono, depressão, é antibactericida e antisséptica.
Seu aroma leve atua também em nosso campo áurico, harmonizando os corpos energéticos.
Traz sensação de alívio em momentos de stress, preocupação, sobrecarga emocional, tristeza e desequilíbrios gerais.
Diluído em óleo vegetal, pode ser usado para espasmos, dores musculares, após exercícios físicos, distensão, torção, dores da fibromialgia e dores reumáticas em geral.
Na pele tem efeito cicatrizante, controla oleosidade e ajuda na produção de novas células, pode ser usado no couro cabeludo em casos de descamação e queda de cabelo.
Como usar a lavanda no dia a dia ?
Existem algumas formas de aproveitar os benefícios dos óleos essenciais em nossa rotina, para tratamentos específicos consulte sempre um profissional e não faça o uso interno (ingestão) dos Óleos sem supervisão de um profissional.
Os óleos são super concentrados das plantas. Não aplique diretamente na pele para evitar reações alérgicas. Dito isso, vamos lá:
Aromatizador elétrico ou com vela
Aqui vamos conseguir os benefícios da aromaterapia pela inalação do aroma no ambiente.
O calor gerado pelo aquecimento elétrico ou pela chama da vela, aquecem o óleo essencial que exala seus benefícios pelo ar.
Use de 10 a 15 gotas e aproveite o momento.
Banhos
Sim, os óleos essenciais podem ser incorporados nos banhos de banheira!
Para uma banheira tradicional (solteiro), use aproximadamente 20 gotas diluídas em óleo vegetal e acrescente na banheira. Além dos benefícios da aromaterapia, uma hidratação extra com a adição do óleo vegetal.
Massagem
Dilua em óleo vegetal algumas gotas do OE.
Proporção aproximada de 5 a 10 gotas para 1 colher de sopa do óleo vegetal.
Para massagear o rosto, use 1 gota para 1 colher de chá de óleo vegetal – nunca aplique na região dos olhos. Para massagear o couro cabeludo e hidratar os cabelos, use 5 gotas para 1 colher de sopa do óleo vegetal.
Compressas
Adicione aproximadamente 8 gotas para meio litro de água. Essa técnica com a Lavanda é ótima para compressas na testa nos casos de enxaqueca e dor de cabeça.
Colar ou pulseira difusora
Adicione de 1 a 2 gotas em colares ou pulseiras difusoras.
Precauções
- Nunca aplique os óleos essenciais diretamente na pele sem diluição.
- Grávidas devem consultar seu médico antes de utilizar o óleo de lavanda, e com orientação médica o uso deve ser feito somente após o 5° mês de gestação.
- Recém nascidos também precisam de supervisão médica para uso do óleo de lavanda (1 gota para cada 2 colheres de sopa de óleo vegetal.
- Crianças de 2 meses a 1 ano podem usar o óleo de lavanda com supervisão médica na proporção de 3 gotas para cada 2 colheres de sopa de óleo vegetal.
- Crianças de 1 a 5 anos podem usar o óleo de lavanda com supervisão médica na proporção de 5 gotas para cada 2 colheres de sopa de óleo vegetal.
- Crianças de 5 a 12 anos podem usar o óleo de lavanda com supervisão médica na proporção de 10 gotas para cada 2 colheres de sopa de óleo vegetal.
- Consulte sempre um médico ou profissional especializado.
Bibliografia
Holistic Herbal, David Hoffmann.
Aromaterapia – O equilíbrio entre o corpo e o espírito – Holística – através dos óleos essenciais, Ann Berwick
Fitoenergética: A energia das plantas no equilíbrio da alma, Bruno Gimenes.
Manual de magia com as ervas, Bruno Gimenes.
Aromaterapia – Um guia de A a Z para o uso Terapêutico dos Óleos Essenciais, Susan Worwood
Rituais Com Ervas: Banhos, Defumações e Benzimentos, Adriano Camargo.