Skip to main content
CarrinhoFechar

Registros Sagrados

O hinduísmo é uma das crenças religiosas mais antigas do mundo, e vem dessa tradição o primeiro registro sobre os Chakras, em suas escrituras sagradas datadas do século 2 a.c.
A energia flui por canais energéticos que os hindus chamam de Nadis, distribuindo Prana – energia vital – através do corpo e assim se conectam pelos chakras.

Para facilitar o entendimento, pense que essa distribuição energética acontece bem como o sistema respiratório e vascular funcionam.
Ou seja, a diferença é que a energia e os chakras não são visíveis a olho nu nem em exames laboratoriais.

 

Hoje o mundo ocidental também usa desse conhecimento buscando equilíbrio, autoconhecimento e saúde.

Funcionamento

Em outras palavras “chacra” significa Roda  de luz, e hoje entendemos que atuam em movimentos espirais absorvendo e emanando energia.

Distribuídos pela base da coluna até o topo da cabeça, encontramos os 7 principais e mais conhecidos chakras:

Entretanto existem outros distribuídos por todo nosso corpo. Os praticantes de Reiki, da mesma forma, canalizam e fluem a energia através dos chakras que temos nas palmas das mãos.

Cada chakra é responsável por uma glândula e um grupo de órgãos do nosso corpo, e além da saúde física atuam também em nosso emocional, intelectual e no espiritual.
A atuação é energética, e quando existe um problema o reflexo se dá em forma de doenças físicas e/ou emocionais.

Algumas vezes usamos a expressão “ Estou com os chakras desalinhados” em tom de brincadeira, mas quem ouve já imagina uma situação de estresse, tristeza ou relaciona a alguma condição negativa.
Em conclusão, mesmo sem o conhecimento profundo, a ideia de manter o equilíbrio dos chakras ou equilíbrio energético, está associada ao bem estar.

Mais uma vez a cultura popular tem toda razão!

E como manter o equilíbrio ?

Na vida moderna, o maior desafio é manter o equilíbrio!

Maus hábitos interferem em nossa energia, e estão diretamente ligados ao nosso campo energético, onde se localizam os chakras.

Pense em um dia inteiro que você conseguiu dormir bem, ter alimentação saudável, os pensamentos positivos, não falar mal ou reclamar de nada e ninguém, praticar exercícios físicos, cuidar da saúde mental ou praticar algum hobby?
Imagino que agora você até riu achando que isso é utopia, rs.

 

O desequilíbrio acontece por falta ou excesso de energia.
Quando não conseguimos dominar situações prejudiciais, podemos recorrer à técnicas terapêuticas para reequilíbrio.

Técnicas como meditação, reiki, yoga, passes energéticos, aromaterapia, cristaloterapia, assim também com rituais das medicinas da floresta entre outros.
Alias os resultados são tão significativos que desde 2017 o SUS – Sistema Único de Saúde – oferece práticas de tratamento alternativo como o Reiki, a musicoterapia assim como outros tantos, com a intensão de um tratamento mais abrangente.

Cada chakra vibra energeticamente uma cor, um mantra, uma nota musical, um grupo de cristais e ervas, e podemos ainda associá-los a divindades na busca do equilíbrio.

Nas próximas postagens traremos os 7 principais chakras de forma mais detalhada, deste modo esperamos assim ajudar a espalhar o amor e o equilíbrio a todos que aqui chegarem!
Axé!