Criando compostos fitoterápicos
Como tudo na criação divina, os opostos se complementam.
Para criar compostos fitoterápicos, o equilíbrio das polaridades dos vegetais que serão utilizados é de fundamental importância.
Uma fórmula Fitoenergética desbalanceada quanto à polaridade das plantas, poderão surgir efeitos adversos como crises de choro, riso, oscilação no humor, introspecção, muito ou pouco sono, excesso de empolgação, ansiedade ou total desmotivação, etc.
Em suma um composto desequilibrado que pode levar a pessoa para um outro extremo nas emoções, no entanto um composto equilibrado trará resultados rápidos e eficientes.
Todos os vegetais foram classificados em yin ( – ) ou yang ( + ), o que torna fácil o processo de equilibrar as polaridades de um tratamento.
Características da polaridade do vegetal também transferem para o indivíduo que usa. Então se você usar vegetais yang, características yang serão acrescidas no seu estado geral.
A recomendação geral é que a pessoa não deva jamais preparar um composto com vegetais de uma polaridade apenas. Isso pode resultar nessas reações adversas citadas.
O cuidado com a polaridade do tratamento do composto torna o tratamento um equilibrador de todos os aspectos, lembrando que, em todos os casos, o verdadeiro sentido de cura é gerar equilíbrio.
As energias Yin e Yang
Yin: é a energia feminina, a mãe, a intuição, o eu interior, o repouso e o relaxamento, a profundidade, a harmonia com a vida.
Evita o perigo, é o inconsciente, o realista, o prático, o sentimento, o coração, a reflexão, o resguardado, o contido, o silêncio.
Yang: é a energia masculina, o pai.
Traz força e pensamento positivo: a sua presença torna o ser mais externo e evidente, é consciente, a lógica, o “Eu”, a personalidade, a força para enfrentar, a ideia, a teoria, a energia, o calor, a fala.
Como equilibrar o composto
1. Escolha os vegetais do tratamento e anote o número de vegetais yin e de vegetais yang;
2. Divida o que tem menor quantidade pelo o que tem maior;
3. Se o valor da divisão é maior que 0,4 o composto está equilibrado.
Para garantir que o composto está equilibrado o resultado da divisão deve ser maior que 0,4. Caso o composto apresente resultado menor de 0,4 está desequilibrado.
Quando você encontrar casos de valores inferiores a 0,4 não desmonte o tratamento inteiro, apenas procure substituir um ou dois vegetais por outros de polaridade diferente. Refaça o cálculo até chegar a valores equilibrados.
Exemplo de composto equilibrado
Caso de depressão com manifestações de dores nas costas
Ervas puras
Camomila
Guaco
Carobinha
Calêndula
Ervas niveladoras
Marmelo
Erva condutora
Manjericão
Erva física
Uxi-amarelo
Resultado da polaridade do composto
3 yin ( – ) / 4 yang ( + ) = 0,75
Essa é uma dica básica para quem está buscando conhecer um pouco mais sobre os preparados energéticos, aproveite a lista de leitura abaixo para se aprofundar no assunto =)
Holistic Herbal, David Hoffmann.
Fitoenergética: A energia das plantas no equilíbrio da alma, Bruno Gimenes.
Manual de magia com as ervas, Bruno Gimenes.
Rituais Com Ervas: Banhos, Defumações e Benzimentos, Adriano Camargo.
Importante: Consulte sempre um médico ou profissional especializado.