Nome científico
Salvia officinalis
Caráter energético
Puro
Chakra
Laríngeo
Nível de energia
54
Polaridade
Yang
Ações do corpo físico
Carminativa, espasmolítica, antisséptica, adstringente, anti-hidrótica
Parte usada
Folha
Colheita
Colha as folhas um pouco antes ou bem no início da floração, em dia seco e de sol, em maio ou junho. Coloque-as para secar à sombra ou em temperatura não superior a 35 graus centígrados.
Função fitoenergética
Ajuda explicar as coisas de forma científica, criar argumentos que convençam, saber explicar de forma correta de acordo com o público expectador, usar linguajar criativo e dinâmico, ser criativo e rápido nas palavras, estimula o dom da palavra falada.
Função fitoterápica
É o remédio clássico para tratar inflamação na boca, na garganta e nas amígdalas; seus óleos voláteis aliviam as membranas mucosas. Pode ser usada internamente e como enxágue bucal para tratar inflamação e sangramento das gengiva (gengivite), inflamação da língua (glossite) e inflamação generalizada da boca (estomatite). É um excelente remédio para tratar úlcera bucal (afta). Como gargarejo, ajuda no tratamento da faringite, laringite e tonsilite. É um carminativo eficaz para tratar dispepsia. Ingerida, reduz a transpiração; pode ser usada para diminuir a produção de leite materno. Como compressa, facilita a cura de #ferimento. A sálvia estimula os músculos do útero e por isso deve ser evitada durante a gravidez.
Restrições
Uso interno contraindicado na gravidez, no aleitamento materno, em portadores de epilepsia, olhos e boca seca, ou em pessoas usando medicação para o coração.